Singles Day: ‘Valentine’s Day’: por que o Brasil é ‘do contra’ e comemora Dia dos Namorados em junho?

Direito de imagem AFP Image caption Valentine’s Day é celebrado no dia 14 de fevereiro na maioria dos lugares do mundo, mas no Brasil virou o Dia dos Namorados, em 12 de junho

O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”. Chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), a data celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.

Mas por aqui ele não é comemorado hoje – aliás, nem perto disso. Desde 1948, o país celebra essa data romântica em 12 de junho. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso – foi exclusivamente comercial.

A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho…

Continue lendo em https://www.bbc.com/portuguese/geral-38973884

Previous post Dia do Solteiro: TC #25 – Dia do Solteiro fatura o equivalente a duas Black Fridays
Next post Dia do Solteiro: Jogo de Cama Solteiro de Malha Edromania Games