Publicado em: 11/11/2016 – 11:26

O Dia do Solteiro, celebrado todo 11 de novembro no calendário chinês, já caminha para um novo recorde de vendas na China. O que começou como uma brincadeira entre amigos de faculdade na década de 1990 virou o dia mundial das compras. As vendas online chegam a ultrapassar as receitas da “Black Friday” nos Estados Unidos.

Vivian Oswald, correspondente em Pequim

O 11/11 não é feriado na China, mas é a data em que os solitários se permitem todos os luxos possíveis. A repetição do número um quatro vezes faz lembrar o ideograma da palavra solteiro em mandarim.

A “febre de compras” surgiu em meados da década de 90, na universidade de Nanquim, quando um grupo de quatro alunos discutia os problemas da vida de solteiro e como fugir da solidão. Eles elegeram, então, a data como desculpa para se encontrarem, comer fora e gastar dinheiro. Pouco a pouco, outros adotaram a ideia, que virou uma tradição entre estudantes.

O 11/11 passou a ser o maior dia do mundo de compras feitas pela internet. O dia em que os chineses mais gastam. Em 2009, a Alibaba, maior empresa de internet da China, percebeu que a data, comemorada pelo…

Continue lendo em https://www.rfi.fr/br/mundo/20161111-dia-do-solteiro-provoca-febre-de-compras-na-china

Quer saber mais sobre o Dia do Solteiro?

Previous post Dia do Solteiro: Dia do Solteiro: Alibaba bate recorde apesar da pressão da China
Next post Dia do Solteiro: Na disputa com Magazine Luiza, AliExpress quer trazer ao Brasil data comemorativa que movimenta mais de R$ 640 bilhões por ano na China